De acordo com informações do site Notícias ao Minuto, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) elogiou publicamente a tentativa de golpe de Estado na Bolívia, ocorrida na última quarta-feira. Em uma postagem em suas redes sociais, Salles fez um comentário elogiando a suposta coragem dos militares bolivianos envolvidos na ação, utilizando a expressão “En Bolívia las melancias tienen cojones” (na Bolívia, até as melancias têm culhões).
A declaração, que foi interpretada como um apoio à insurreição militar fracassada, gerou críticas por parte de diversos setores políticos. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) anunciou que irá protocolar um pedido de cassação contra Salles, alegando que suas declarações incentivaram golpes tanto na Bolívia quanto no Brasil.
A tentativa de golpe na Bolívia ocorreu quando tanques do Exército cercaram a Praça Murillo, sede do governo, por algumas horas e tentaram invadir o prédio. Após um impasse, o chefe do Exército foi preso e a cúpula militar do país foi substituída. A ação militar não teve apoio da oposição de direita nem da comunidade internacional.
Diante da polêmica, Glauber Braga pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que aplique a nova regra da Casa que permite o afastamento cautelar de deputados que violem o decoro. Braga destacou que celebrar uma tentativa de ruptura institucional não pode ficar impune.
A medida adotada por Lira foi uma resposta a condutas inadequadas de alguns parlamentares e prevê a suspensão cautelar de até seis meses para aqueles que desrespeitarem o decoro. A proposta foi aprovada com ampla maioria na Câmara, tendo apenas a abstenção de Ricardo Salles.
Fonte: Notícias ao Minuto