Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomiaMinistros da Agricultura renovam compromisso de combater a fome e promover a...

Ministros da Agricultura renovam compromisso de combater a fome e promover a sustentabilidade agrícola

Líderes do G20 comprometem-se com agricultura sustentável, redução da fome e mudanças climáticas

Os líderes da agricultura das 20 maiores economias do mundo assinaram um compromisso em prol da agropecuária sustentável, da redução da fome e do enfrentamento das mudanças climáticas. A declaração destaca a importância da agricultura sustentável e resiliente para a segurança alimentar global, a promoção da sustentabilidade ambiental e o fornecimento de meios de subsistência para milhões de pessoas.

O compromisso é dividido em quatro prioridades: sustentabilidade nos sistemas agroalimentares, contribuição do comércio internacional para a segurança alimentar, reconhecimento do papel da agricultura familiar e promoção da integração sustentável da pesca e aquicultura. A cooperação técnica e o compartilhamento de melhores práticas são elementos-chave para tornar a agricultura e os sistemas alimentares mais sustentáveis.

Os ministros saudaram a proposta do Brasil de estabelecer uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a ser lançada na Cúpula dos Líderes do G20 em 2024. A declaração também abordou a necessidade de fortalecer políticas públicas para uma agricultura e sistemas alimentares resilientes e sustentáveis, bem como a preservação da biodiversidade e das florestas.

No que diz respeito ao clima, foi enfatizada a importância de apoiar modelos agrícolas sustentáveis e adaptados às realidades locais, contribuindo para a resiliência climática e a conservação da biodiversidade. Também foram mencionadas políticas personalizadas para agricultores familiares, povos indígenas, mulheres e jovens, além da urgência de prevenir a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

A declaração do G20 destacou o apoio à reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre agricultura e à revisão dos subsídios à pesca. Os países do G20 comprometeram-se a promover práticas sustentáveis e inovadoras para enfrentar os desafios globais de segurança alimentar e nutrição, bem como para garantir o desenvolvimento sustentável da agricultura e dos sistemas alimentares.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias