O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu autorização para o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, sair temporariamente da Penitenciária da Papuda, em Brasília, a fim de participar do 41º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A permissão foi dada na última sexta-feira, 12, e Silvinei poderá realizar a prova objetiva em 28 de julho e a prática-profissional em 22 de setembro.
Silvinei está detido desde agosto do ano passado, sob a suspeita de utilizar recursos da PRF para interferir no resultado do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Ele foi reprovado na segunda fase do 39º Exame de Ordem, mas após a concessão de autorização por Moraes, ele conseguiu avançar para a etapa seguinte. Para este próximo exame, ele terá a oportunidade de realizá-lo fora da cela.
O ex-diretor foi alvo da Operação Constituição Cidadã da Polícia Federal e é acusado de utilizar a estrutura da PRF para influenciar as eleições. Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, ele negou as acusações. Silvinei se aposentou após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diante das investigações sobre sua conduta na PRF.