Durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que o Brasil está abaixo do que é feito em redes alinhadas à direita em termos de disseminação de informações falsas e criminosas. Ela enfatizou a importância da validação baseada em processos históricos de ciência e alertou sobre a estratégia de dar espaço a visões distorcidas dos fatos, destacando a necessidade de diferenciar discursos sem fundamentos de conhecimentos validados.
Nísia também abordou a questão do negacionismo e sua influência nas dificuldades enfrentadas no processo de vacinação, defendendo a ampliação do acesso às vacinas e o trabalho na percepção de risco. Ela mencionou a importância da vacinação nas escolas, citando o caso da vacina contra o HPV como um exemplo de sucesso, e ressaltou a necessidade de estratégias diversificadas na saúde e em outras políticas sociais.
Para mais detalhes, acesse a notícia completa da [Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-07/estamos-muito-aquem-do-que-se-faz-nas-redes-de-direita-diz-nisia).