Uma nova rota aérea será inaugurada a partir de 3 de setembro, ligando Florianópolis/SC e Lisboa. A operação será realizada por um Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros, sendo que 70% do porão será destinado ao transporte de cargas. Com previsão de movimentar 300 toneladas de carga por mês, essa rota tem potencial para transformar Florianópolis em um hub estratégico de cargas para a região sul do Brasil, fortalecendo o comércio internacional.
O especialista em comércio exterior, Sandro Marin, ressalta que essa nova rota é uma oportunidade estratégica para o comércio, agilizando o envio e recebimento de cargas, especialmente para produtos como medicamentos, que exigem rapidez e segurança no transporte. Além disso, o hub de cargas deverá beneficiar diversos setores, como têxteis, metalmecânicos, eletrônicos e e-commerce, impulsionando empresas da região sul do Brasil.
Embora o transporte aéreo seja mais caro que o marítimo, ele se mostra estratégico em situações que demandam rapidez, como a importação ou exportação de produtos de alto valor agregado ou em casos de urgência. Essa nova rota facilitará transações comerciais com a Europa, permitindo que empresas atendam demandas urgentes de forma mais eficiente.
Essa iniciativa tem o potencial de impulsionar o comércio exterior no sul do Brasil, proporcionando maior agilidade e eficiência nas transações comerciais, ao mesmo tempo que fortalece a posição de Florianópolis como um hub estratégico de cargas para a região.