A Receita Federal liberou a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023, a partir das 10h desta segunda-feira (23). Este lote contempla cerca de 511 mil contribuintes, incluindo aproximadamente 86 mil do Rio Grande do Sul, que terão a oportunidade de verificar se acertaram as contas com o Leão. Além disso, o lote abrange restituições residuais de anos anteriores.
O montante total a ser distribuído é de R$ 1,03 bilhão para os 511.025 contribuintes. Cerca de 40% desse valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, incluindo aqueles do Rio Grande do Sul, em virtude das enchentes ocorridas no estado. Os contribuintes gaúchos que regularizaram suas declarações em julho foram incluídos nessa lista de prioridades.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”, ou através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será realizado em 30 de setembro, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Os contribuintes que não constarem na lista de restituição e identificarem pendências devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se necessário, poderão enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
No caso de a restituição não ser depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o resgate deverá ser solicitado no Portal e-CAC.