A partir de 1º de agosto, entra em vigor o imposto sobre importação de compras internacionais, conhecido como “taxa das blusinhas”. Os clientes que fizerem compras a partir de 27 de julho em plataformas como AliExpress, Shein e Shopee podem ser afetados pela taxa adicional de 20% em compras de até US$ 50, devido à antecipação da cobrança pelas empresas. A “taxa das blusinhas” foi aprovada pela Câmara dos Deputados em maio, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho e varia de 20% a 60%, com uma dedução fixa de US$ 20.
De acordo com estimativas do jornal Estadão, os preços dos produtos mais populares nessas plataformas podem aumentar significativamente, podendo chegar a 40% em relação ao valor atual. A Receita Federal detalhou a tributação, e alguns tributaristas preveem um acréscimo de até 40% no total.
Enquanto AliExpress, Shopee e Shein já estão aplicando a cobrança, a Amazon planeja começar em 31 de julho. A Temu, que está operando no Brasil desde junho, ainda não se manifestou sobre a taxação.