O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) está monitorando de perto a intensificação da erupção do vulcão Etna, que apresentou variações significativas nos últimos dias. Durante a madrugada, a atividade vulcânica aumentou, resultando em uma coluna de cinzas que se dispersou para sudeste. O tremor intenso e constante foi sentido a 2.800 metros de altitude, sem causar impactos nas cidades próximas, como Catânia.
Apesar de o aeroporto de Catânia ter sido alertado sobre o fenômeno, ele está atualmente operando normalmente, mesmo tendo sido parcialmente fechado anteriormente devido à presença de cinzas nas pistas. A erupção teve origem na cratera “Voragine”, uma das quatro do Etna, que aumentou sua altura para 3.357 metros após as explosões de fevereiro de 2021.
Além disso, o vulcão Stromboli, localizado nas proximidades do Etna, está em atividade há vários dias, levando a população local a adotar precauções adicionais devido às frequentes explosões da cratera.
Para mais informações, acesse a fonte da notícia: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2171422/erupcao-etna-intensifica-se-com-lava-e-nuvem-de-fumaca-de-5-km).