Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioSaudeOMS avalia possível reinstauração da Covid-19 como emergência global

OMS avalia possível reinstauração da Covid-19 como emergência global

A OMS convocou um comitê de emergência para avaliar o surto de mpox na África e seu risco de disseminação internacional. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou a convocação devido à mutação que permitiu a transmissão entre pessoas, intensificando a situação.

Desde janeiro de 2022 até junho de 2024, a OMS registrou 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países, com 208 mortes relacionadas. Em junho deste ano, 934 casos foram confirmados em 26 países, indicando uma disseminação global contínua da doença.

Os países mais afetados em junho foram a África, América, Europa, Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático, com a República Democrática do Congo respondendo por 96% dos casos na África. Além disso, outros países da África Oriental reportaram seus primeiros casos ligados ao surto na região.

A OMS alertou para uma variante mais perigosa da mpox, com uma taxa de letalidade superior a 10% entre crianças pequenas, e solicitou aos fabricantes de vacinas que submetam pedidos de análise para uso emergencial, visando acelerar o acesso às vacinas.

A mpox é uma doença viral zoonótica transmitida por contato com animais infectados, pessoas doentes e materiais contaminados, apresentando sintomas como erupções cutâneas, febre, dores no corpo, entre outros. Em resposta ao surto, a OMS declarou emergência de saúde pública de importância internacional em julho de 2022 e, em maio de 2023, alterou o status da doença, enfatizando a importância de continuar enfrentando os desafios apresentados pela mpox.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias