A Polícia Federal deflagrou a Operação Herege na quinta-feira, 12, com o intuito de combater a lavagem de dinheiro. Durante a operação, foram realizados quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, sendo três cumpridos em Ribeirão Preto e um em Rifaina.
Essa ação é um desdobramento da Operação Car Wash, realizada em 30 de novembro de 2023, que tinha como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e na comercialização ilegal de produtos químicos controlados na região.
O nome “Herege” foi escolhido em alusão ao comportamento de um dos investigados, que utilizava uma abordagem mais religiosa para encobrir suas ativivdades criminosas. O grupo se valia de familiares como laranjas para conduzir transações financeiras e registrar empresas fictícias. Bens imóveis, móveis e veículos utilizados no esquema estavam registrados em nome de terceiros, enquanto os suspeitos atuavam em conjunto na prática de lavagem de dinheiro identificada na Operação Car Wash.
Além dos mandados de busca e prisão, a operação buscou o sequestro de propriedades, veículos e ativos financeiros relacionados aos investigados, somando um valor superior a R$ 6 milhões. A lavagem de dinheiro é tipificada no artigo 1º da Lei 9.613/98, com penas que variam de 3 a 10 anos de reclusão, além de multa.