Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioMundo"OTAN opta por não oferecer 'seguro contra Trump' no suporte militar à...

“OTAN opta por não oferecer ‘seguro contra Trump’ no suporte militar à Ucrânia”

A Otan decide não renovar automaticamente ajuda militar à Ucrânia durante conflito com a Rússia

Durante a cúpula anual da Otan em Washington, foi anunciado que a organização disponibilizará uma ajuda de €40 bilhões (R$ 241 bilhões) em 2025 para a Ucrânia combater a invasão russa. No entanto, a decisão foi tomada para não renovar automaticamente esse auxílio financeiro enquanto o conflito liderado por Vladimir Putin persistir.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, havia solicitado aos 32 países-membros que se comprometessem a manter o apoio financeiro de forma indefinida, visando criar um mecanismo de segurança em relação ao apoio à Ucrânia. A decisão de não renovar automaticamente o valor gerou preocupações sobre possíveis mudanças na política em caso de vitória de Donald Trump nas eleições de novembro.

Além do auxílio financeiro, a Otan anunciará o envio de armamentos sofisticados, principalmente de defesa antiaérea, para a Ucrânia. A cúpula também marcará os 75 anos do grupo, criado para conter o avanço da antiga União Soviética na Europa. Putin e Xi Jinping se encontraram em Astana, reafirmando a aliança entre Rússia e China no contexto do conflito ucraniano. Erdogan, presidente da Turquia, sugeriu que seu país poderia mediar um acordo de paz no conflito, ressaltando os desafios diplomáticos envolvidos na resolução do impasse entre Ucrânia e Rússia.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias