A pandemia de Covid-19 e os conflitos em várias regiões do mundo têm prejudicado o acesso ao tratamento de câncer para muitos pacientes, de acordo com discussões no Congresso Mundial de Câncer em Genebra, Suíça. A falta de investimento e pesquisa nesse campo tem gerado lacunas significativas, exigindo uma resposta global para enfrentar o problema.
Os impactos são visíveis, com um aumento nas mortes relacionadas ao câncer devido aos conflitos, como é o caso da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em locais como Gaza, a destruição de hospitais tem deixado milhares de pacientes sem acesso aos cuidados necessários, fazendo com que muitos tenham que ser transferidos para receber tratamento em outras áreas.
Além disso, a pandemia de Covid-19 tem contribuído para a redução nos diagnósticos de câncer em diversos países. Estudos mostram que nações como o Reino Unido experimentaram quedas significativas nos diagnósticos de câncer devido aos impactos da pandemia.
É crucial uma abordagem global e coordenada para garantir o acesso ao tratamento de câncer em situações de conflito e crises, assim como para lidar com os desafios apresentados pela pandemia e pelas mudanças climáticas. A comunidade internacional precisa se unir para assegurar que todos os pacientes tenham acesso aos cuidados de saúde necessários, apesar dos desafios enfrentados.