A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) e o Departamento Nacional de Ingressos Tributários do Paraguai realizaram a maior apreensão de cocaína já registrada no país. A droga foi descoberta entre sacos de açúcar em um carregamento destinado ao Porto de Antuérpia, na Bélgica, totalizando mais de 4 toneladas da substância ilícita em apenas um dos quatro contêineres retidos. O valor estimado da carga apreendida é de US$ 240 milhões.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, reafirmou o compromisso de combater o crime organizado e de evitar que o país seja utilizado como rota para o tráfico de drogas. Ele anunciou um investimento de US$ 500 milhões em defesa e segurança pública durante sua gestão.
A operação, conhecida como Operação Doçura, foi realizada com base em informações prévias sobre a possível saída de uma grande carga de drogas com destino à Europa e envolveu um total de 17 toneladas de açúcar. A apreensão ocorreu no Porto de Caacupe-mí, no Rio Paraguai, na região metropolitana de Assunção.