Prazo para declaração obrigatória de rebanho em propriedades rurais de Goiás se encerra no próximo domingo
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informou que os pecuaristas dos 246 municípios goianos têm até o próximo domingo (30/06) para realizar a declaração obrigatória do rebanho em suas propriedades. A atualização das informações, como quantidade de animais, mortes e nascimentos registrados, deve ser feita no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago).
Uma novidade este ano é a exigência de detalhamento da idade de bovinos e bubalinos com até 12 meses, visando ações de sanidade animal, como o combate à brucelose. Para auxiliar os pequenos produtores com até 50 cabeças de animais, as Unidades Operacionais Locais (UOLs) da Agrodefesa estão disponíveis para oferecer suporte no preenchimento da declaração.
Além disso, a vacinação contra raiva em herbívoros nos municípios de alto risco também deve ser declarada até 30/06. A não realização da declaração de rebanho e vacinação acarretará em sanções, como o bloqueio da ficha no Sidago, impossibilitando a comercialização e aquisição de animais de terceiros. O não registro da vacinação contra raiva em municípios de alto risco resultará em autuação.
O calendário de vacinação contra a raiva ocorre em duas etapas em Goiás: de maio a junho e de novembro a dezembro. Para mais detalhes, o manual explicativo pode ser acessado no link disponibilizado pela Agrodefesa.