Domingo, Novembro 24, 2024
InícioSaudePerigos dos Procedimentos Estéticos: Cuidado para Evitar Complicações Oculares

Perigos dos Procedimentos Estéticos: Cuidado para Evitar Complicações Oculares

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que procedimentos estéticos realizados por profissionais sem a devida qualificação podem resultar em complicações oculares, incluindo danos nos olhos e nas pálpebras. Entre os procedimentos apontados pela entidade estão o ultrassom microfocado, laser CO2, peeling de ácido tricloroacético e peeling de fenol, que podem causar queimaduras e problemas como catarata e glaucoma.

Sintomas como dor nos olhos, sensibilidade à luz, pontos de luz no campo de visão e vermelhidão nos olhos devem ser levados a sério e exigem avaliação oftalmológica imediata. O CBO recomenda que os pacientes sejam tratados por profissionais qualificados, que usem equipamentos apropriados e evitem substâncias agressivas para a região dos olhos. Além disso, é fundamental realizar uma avaliação oftalmológica prévia para identificar possíveis condições pré-existentes que possam ser agravadas pelos procedimentos.

A realização de procedimentos estéticos invasivos deve ser feita apenas por profissionais médicos formados, conforme estipula a Lei do Ato Médico. Em casos de complicações, como a ocorrência de baixa visão, é aconselhável encaminhar o paciente a um oftalmologista para avaliação e tratamento adequado. Durante o 68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, promovido pelo CBO, o tema da realização de procedimentos estéticos por profissionais não qualificados está sendo discutido.

(Fonte: Agência Brasil)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias