Os preços do petróleo tiveram um aumento significativo, alcançando uma máxima de dois meses nesta segunda-feira. A valorização foi impulsionada pelas expectativas de aumento na demanda durante o verão no Hemisfério Norte e por preocupações com possíveis conflitos no Oriente Médio que poderiam afetar a oferta global de petróleo.
O Brent, que é uma referência internacional, subiu 1,9% e chegou a 86,60 dólares por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos Estados Unidos registrou um aumento de 2,3%, alcançando 83,38 dólares. Estes são os maiores valores desde abril.
Analistas da empresa de consultoria de energia Ritterbusch and Associates ressaltaram que o mercado energético teve um início de semana positivo devido ao aumento do prêmio de risco geopolítico relacionado às tensões entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã. Além disso, as expectativas otimistas em relação à demanda atual e as preocupações com possíveis impactos de furacões também influenciaram a alta.
As trocas de tiros entre Israel e Hezbollah têm levantado preocupações sobre a possibilidade de um conflito mais amplo entre as partes, o que contribui para a incerteza em relação à oferta global de petróleo.