Nesta quinta-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vênus para investigar o contrabando da toxina botulínica, conhecida como Botox, de uma marca não autorizada pela Anvisa. Cinco mandados de busca e apreensão foram realizados em diferentes cidades, incluindo São Paulo, Leme, Osasco, Florianópolis e Céu Azul. Os envolvidos podem responder por crime de contrabando, de acordo com informações da PF.
Em abril deste ano, a Anvisa emitiu um alerta após identificar novos casos de adulteração e falsificação do Botox. Remessas internacionais do produto foram interceptadas com descrição falsa de conteúdo, prazo de validade adulterado e frascos em idioma turco. A empresa responsável pelo registro do Botox confirmou que o lote apreendido deveria ser comercializado apenas na Turquia, sem autorização para importação no Brasil.
A Anvisa orienta que profissionais de saúde e pacientes que identificarem produtos falsificados não utilizem o medicamento e informem imediatamente à agência. Para mais informações, acesse a fonte original da notícia na Agência Brasil.