Moradores da região do Jardim Aeroporto III, em Franca, estão enfrentando problemas de sujeira, mau cheiro e risco de doenças devido a um ponto de descarte irregular de lixo nas proximidades. Situado na rua Joaquim de Paula Marques, esquina com Renato Lourenço Fernandes Rosa, o local tem recebido diversos tipos de resíduos, inclusive animais mortos, atraindo a presença de urubus e causando incômodo aos moradores locais.
Os residentes têm reclamado nos órgãos públicos e recorrido a vereadores em busca de uma solução para a situação preocupante. O descarte de entulhos, móveis velhos, animais mortos e garrafas, inclusive de vidro, tem gerado preocupação com a segurança das pessoas que vivem nas redondezas.
Além do risco de contaminação e propagação de doenças, os moradores convivem com o odor desagradável e a presença de animais como ratos, insetos e urubus, atraídos pelo local. Diante disso, a Prefeitura informou que a área é de propriedade privada e a Vigilância Sanitária irá identificar o proprietário para que ele providencie a limpeza do local.
A administração municipal ressaltou a importância do descarte adequado de resíduos e materiais, incentivando a população a denunciar práticas de descarte irregular, que são consideradas crimes ambientais. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (16) 3711-9440, pela Guarda Civil nos telefones 153 e 3724-1033, ou através do aplicativo Ecofranca, com a possibilidade de inclusão de informações como placas de veículos ou envio de fotos.