O Porto de São Francisco do Sul recebeu o navio Yong Jiang em sua primeira viagem, chamada de maiden voyage. O cargueiro chinês saiu do estaleiro em maio e chegou ao terminal portuário do Norte catarinense. O navio retornará à China com 66 mil toneladas de soja, em uma viagem de 35 dias. A chegada coincidiu com o aniversário de 69 anos do Porto de São Francisco, comemorado em 1º de julho.
Construído em Nantong, China, por um consórcio de armadores chineses e japoneses, o moderno navio custou cerca de 40 milhões de dólares, aproximadamente R$ 225 milhões. Com 229 metros de comprimento e capacidade para 83 mil toneladas, o Yong Jiang foi recebido por 21 tripulantes chineses, que foram homenageados pelos diretores do terminal.
O presidente do Porto, Cleverton Vieira, ressaltou a importância da chegada do navio novo como um marco para São Francisco no contexto internacional do transporte de mercadorias. O Porto de São Francisco é o maior em movimentação de carga de Santa Catarina, o 7º maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral, e alcançou um recorde histórico de movimentação de carga em 2023, com 16,8 milhões de toneladas.
Além disso, o porto é responsável por metade do aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por Santa Catarina. O Porto de São Francisco também está entre os cinco portos públicos do país com certificação ISO 9001 e 14001.