Funcionários da UNRWA na Palestina podem ter relação com ataques a Israel
A ONU divulgou que nove funcionários da UNRWA na Palestina podem ter tido envolvimento nos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. Após investigação, a ONU concluiu que esses funcionários foram demitidos devido a evidências que apontam possível ligação com os ataques.
As acusações surgiram após o governo israelense afirmar que 190 funcionários da UNRWA teriam vínculos com o Hamas, sendo que 12 estariam envolvidos nos ataques. Essas alegações levaram a desconfiança em relação à agência por parte da comunidade internacional, levando alguns doadores importantes, como os Estados Unidos e países europeus, a suspenderem suas contribuições.
A ONU apresentou as conclusões da investigação e afirmou que qualquer participação em ataques representa uma traição ao trabalho em prol do povo palestino. Uma investigação mais aprofundada está em andamento e qualquer funcionário ligado a atos terroristas será responsabilizado, inclusive criminalmente.
Até o momento, os ataques terroristas resultaram em um grande número de vítimas, com 39.623 mortos e 91.469 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.