A 21ª Reunião da Rede de Laboratórios para Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologias de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare) está marcada para os dias 25 e 26 de junho, no Buffet Planalto, em Londrina (PR). O encontro contará com a presença de aproximadamente 200 participantes, incluindo pesquisadores, professores, técnicos, produtores rurais e representantes do setor de bioinsumos, do Ministério da Agricultura e de outras entidades.
A Relare tem como objetivo principal debater os avanços e resultados de pesquisas relacionadas aos inoculantes microbiológicos de interesse agrícola, visando subsidiar o planejamento de pesquisa e a transferência de tecnologia. O foco da iniciativa é facilitar a transferência de conhecimento da pesquisa para a indústria, estabelecer normas para a certificação de produtos biológicos, estimular o mercado nacional e apoiar a disseminação de novas tecnologias ligadas ao uso de microrganismos promotores de crescimento de plantas no Brasil.
Durante o evento, será realizada uma palestra de abertura ministrada por Solon Cordeiro Araújo, conselheiro da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII), que abordará o panorama dos Inoculantes no Brasil e no mundo, destacando a capacidade produtiva e competitiva da indústria nacional. De acordo com dados da ANPII, o setor de inoculantes biológicos apresentou um crescimento médio anual de 14,7% nos últimos quatro anos, sendo a cultura da soja a principal adotante dessa tecnologia.
No ano de 2023, as empresas comercializaram cerca de 141 milhões de doses de inoculantes no Brasil, com destaque para a soja, que representou 77% do valor das vendas da indústria. Os inoculantes à base de bactérias Bradyrhizobium corresponderam a 72,7% das doses, seguidos por produtos com as bactérias Azospirillum e Pseudomonas, que totalizaram 26,7% das doses vendidas.
A Reunião da Relare é uma oportunidade crucial para debater o potencial dos inoculantes microbianos no Brasil e fomentar o desenvolvimento e a adoção dessas tecnologias no país. Para mais informações sobre o evento, é possível acessar o site oficial da reunião.