O prazo para coleta de informações da 1ª etapa do Censo Escolar 2024, destinado a toda a rede de ensino do Rio Grande do Sul, foi estendido até 31 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A decisão foi tomada devido às enchentes e à situação de calamidade pública que atingiram o estado em maio.
O Censo Escolar é uma pesquisa estatística essencial para a educação básica e é realizado em conjunto pelas secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Os responsáveis pela prestação das informações devem preencher os formulários online ou transferir os dados por meio do Sistema Educacens. Apesar da prorrogação, os dados coletados no Censo Escolar ainda se referem à realidade escolar do último dia de maio, em todo o país.
A pesquisa do Censo Escolar abrange as diversas etapas e modalidades da educação básica, como ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica. Os indicadores fornecem dados essenciais para monitorar o progresso da educação brasileira e a eficácia das políticas públicas educacionais.
As estatísticas de matrículas são usadas como base para a distribuição de recursos do governo federal e também auxiliam no planejamento e na divulgação das avaliações conduzidas pelo Inep. Parte desses indicadores também é fundamental para monitorar e alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), conforme ressaltado pelo Inep.