O prazo final de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2024 é na sexta-feira (9). As inscrições devem ser realizadas pelos responsáveis pedagógicos dos órgãos de administração prisional e socioeducativa, exclusivamente através do Sistema PPL.
Os interessados também têm a opção de solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social até o dia 9 de agosto, e os responsáveis pedagógicos podem realizar transferências ou exclusões de inscritos durante esse período.
O objetivo do exame é avaliar os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio, oferecendo a oportunidade de obter a certificação em uma dessas etapas de ensino de forma voluntária e gratuita.
As provas serão aplicadas em unidades prisionais ou socioeducativas autorizadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado. O cronograma prevê a realização das provas nos dias 15 e 16 de outubro, com a divulgação dos gabaritos em 28 de outubro e dos resultados finais em 23 de dezembro.
Desde 2002, o Encceja avalia competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos, visando corrigir defasagens no percurso escolar e possibilitar a obtenção da certificação de conclusão. Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.
O edital do Encceja PPL 2024 está disponível no Diário Oficial da União e pode ser consultado através do link fornecido na fonte da Agência Brasil.