Os preços do cacau tiveram um aumento nesta quinta-feira, recuperando parte das quedas acentuadas da semana anterior. Investidores passaram a se preocupar com os problemas de oferta, após a divulgação de dados sobre a demanda na Ásia no segundo trimestre, que estavam de acordo com as expectativas.
Em Londres, o contrato de setembro do cacau subiu 303 libras, ou 4,8%, atingindo 6.623 libras por tonelada, após os declínios registrados nos dias anteriores. Em Gana, o segundo maior produtor mundial de cacau, uma região importante de produção está com 81% de infecção pela doença dos rebentos inchados, conforme informado pela Organização Internacional do Cacau (ICCO).
A previsão é de que a colheita afetada em Gana se recupere na próxima temporada devido às condições climáticas favoráveis, mas a situação ainda serve como um lembrete da gravidade da epidemia da doença. A moagem de cacau na Ásia diminuiu 1,4% em relação ao ano anterior, totalizando 210.968 toneladas no segundo trimestre, conforme previsto por Steve Wateridge, chefe de pesquisa da Tropical Research Services by Expana.
No mercado de Nova York, o contrato de setembro do cacau teve um aumento de 3,9%, alcançando 8.068 dólares por tonelada. Essa recuperação veio após os declínios registrados nos dias anteriores.