Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioSaudePreocupação com o aumento de internações de idosos por covid-19 no Nordeste,...

Preocupação com o aumento de internações de idosos por covid-19 no Nordeste, Amazonas e São Paulo

Recentemente, houve um aumento de internações por Covid-19 entre idosos no Amazonas, São Paulo e em alguns estados do Nordeste, como indicado pelo novo Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apesar desse crescimento, as internações por Covid-19 ainda estão em níveis mais baixos em comparação com os picos observados durante a pandemia.

Além disso, o estudo da Fiocruz também identificou um aumento nas internações por influenza A entre os idosos em alguns estados das regiões Sul e Sudeste, com sinais de desaceleração desse crescimento em outras regiões do Centro-Sul. O boletim analisou a Semana Epidemiológica (SE) 30, com base nos dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 27 de julho.

Em relação ao vírus sincicial respiratório (VSR), foi observada uma interrupção ou redução nas internações de crianças até 2 anos em várias regiões do país, com exceção de Santa Catarina e Roraima, que ainda apresentam sinais de aumento. O boletim também destacou o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Bahia e Piauí, possivelmente relacionado ao crescimento das internações por rinovírus entre crianças e adolescentes.

Globalmente, o InfoGripe apontou uma tendência de queda na SRAG em diferentes regiões do país, atribuída à diminuição no crescimento de VSR e influenza A, embora ainda haja aumento de casos em algumas unidades federativas. O VSR continua sendo a principal causa de internação e óbitos em crianças até 2 anos.

Em relação aos casos de SRAG por Sars-CoV-2, foi observada uma maior incidência em crianças pequenas, mas a mortalidade é mais elevada entre idosos. Entre as capitais, Salvador, Teresina, Vitória e Florianópolis registraram aumento nos casos de SRAG. No ano epidemiológico de 2024, foram notificados mais de 100 mil casos de SRAG, com destaque para os vírus respiratórios influenza A, VSR e Sars-CoV-2.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias