O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com representantes dos grupos de engajamento do G20 no Palácio do Planalto e se comprometeu a levar as propostas aprovadas por esses grupos diretamente aos chefes de Estado que participarão da Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 deste mês. Os segmentos discutiram questões como a realidade das periferias do Brasil e do mundo, abordando temas como mudanças climáticas, pobreza, fome e novas formas de governança global.
O G20 é um importante fórum de cooperação econômica internacional composto por 19 países e dois órgãos regionais, representando a maior parte do PIB global e da população do planeta. A presidência rotativa do bloco, coordenada pelo Brasil, culminará na cúpula de chefes de Estado e de governo no Rio de Janeiro, com a participação confirmada da maioria dos líderes desses países.
Além disso, antes da cúpula principal, será realizada a Cúpula do G20 Social, uma iniciativa inédita do governo brasileiro, com diversas atividades autogestionadas abordando temas como justiça ambiental, equidade em saúde e direitos LGBTQIAPN+. O presidente Lula destacou a importância do diálogo com a sociedade civil organizada e se comprometeu a entregar as propostas dos grupos de engajamento aos chefes de Estado presentes.
A Cúpula do G20 Social prevê a entrega do documento final aos presidentes Lula e Cyril Ramaphosa, da África do Sul, que assumirá a presidência do G20 em 2025. Além disso, está programado o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com shows gratuitos na Praça Mauá.