Os efeitos do inverno estão sendo cada vez mais perceptíveis em Franca, após um período de 120 dias de seca e altas temperaturas. No último domingo, 11, a cidade registrou a menor temperatura do ano, atingindo 6,6°C, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de risco de geada previsto para a terça-feira, 13.
A mudança no clima teve início no sábado, 10, com uma leve chuva de 4 milímetros e uma temperatura mínima de 8,6°C. Apesar disso, a umidade do ar continuou baixa, abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a segunda-feira, 12, o Inmet emitiu um aviso de perigo devido à baixa umidade, o que pode acarretar em riscos à saúde e incêndios florestais.
A previsão para a terça-feira aponta uma temperatura mínima de 9°C e máxima de 23°C, com alerta de geada e ventos chegando a 23 km/h. Já na quarta-feira, está prevista uma brusca mudança de temperatura, variando entre 11°C e 28°C. O clima esquentará novamente na quinta e sexta-feira, com mínimas de 15°C e máximas de 30°C, sem previsão de chuva.
Até o dia 26 de agosto, não são esperadas chuvas em Franca, o que intensificará o frio na região. A média climatológica para agosto é de 21,6 milímetros de chuva, porém, neste ano, houve uma queda de 17% em relação a essa média. A precipitação total registrada foi de apenas 18 milímetros.
Fonte: GCN