Quarta-feira, Janeiro 8, 2025
InícioMundoPrisão de repórter italiana em Teerã provoca tensões diplomáticas entre Irã e...

Prisão de repórter italiana em Teerã provoca tensões diplomáticas entre Irã e Itália

O Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou o embaixador italiano para prestar esclarecimentos sobre a prisão de um empresário iraniano, Mohammad Abedini, suspeito de envolvimento em um ataque de drones contra soldados dos Estados Unidos. Teerã solicitou à Itália que rejeite a política de reféns dos EUA e garanta a libertação de Abedini o mais rápido possível, visando evitar possíveis danos nas relações bilaterais.

Essa medida foi uma resposta à convocação do embaixador do Irã pela Itália no dia anterior, que exigiu a libertação imediata da jornalista italiana Cecilia Sala, detida em Teerã durante uma viagem de trabalho. O governo iraniano assegurou que Sala está recebendo acesso a serviços humanitários básicos.

Abedini foi preso nos EUA sob suspeita de fornecer partes de drones utilizados em um ataque que resultou na morte de soldados americanos na Jordânia. Já Sala foi detida por violar leis locais e encontra-se na prisão de Evin, em Teerã. O Irã tem detido diversos estrangeiros nos últimos anos sob acusações de segurança e espionagem, sendo frequentemente criticado por utilizar essas detenções como ferramenta de negociação em âmbito internacional.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias