Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço da tonelada de mandioca posta fecularia teve um aumento expressivo em agosto, atingindo a média nominal de R$ 515,16. Esse valor representa um crescimento de 7,6% em relação ao mês anterior e é o mais alto registrado desde janeiro deste ano. A alta nos preços tem sido constante nos últimos três meses, devido à combinação de oferta limitada e demanda aquecida.
Os especialistas do Cepea ressaltam que as chuvas no final de agosto não foram suficientes para permitir a retomada dos trabalhos de campo em várias regiões monitoradas pelo órgão. Além disso, os produtores estão agindo com cautela devido à baixa lucratividade das raízes de 1º ciclo e às previsões de aumento nos preços para os próximos períodos. A demanda das fecularias por raízes também permanece forte, o que tem gerado uma maior competição pela matéria-prima.
Essa tendência de alta nos preços da mandioca reflete um cenário de oferta escassa e demanda aquecida, impulsionando as cotações da matéria-prima. Para mais detalhes, acesse a matéria completa no [site Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/hortifruti/384068-mandioca-cepea-em-alta-pelo-3-mes-media-de-agosto-e-a-maior-do-ano.html).