A previsão da safra de soja 2024/25 em Mato Grosso, principal Estado produtor brasileiro, permanece em 44,04 milhões de toneladas, conforme divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O Imea alertou para o clima seco esperado em setembro, mês de início do plantio da soja.
O Ministério da Agricultura adiantou o fim do período de vazio sanitário para 7 de setembro, permitindo o início do plantio nessa data. A mudança tem o intuito de ampliar a janela de cultivo das culturas de segunda safra, como milho ou algodão.
No entanto, as previsões climáticas indicam chuvas mais tardias e com baixos volumes em setembro, o que pode afetar o ritmo da semeadura e o potencial produtivo das áreas plantadas precocemente, devido à menor umidade do solo.
Apesar dos desafios, a produtividade estimada da safra permanece em 57,97 sacas/hectare, representando um aumento de 11,15% em relação à safra anterior. Se essa produtividade se confirmar, Mato Grosso poderá ter um aumento de 12,78% na safra em comparação com a temporada passada. A área plantada deve crescer 1,47%, totalizando 12,66 milhões de hectares.
A consultoria StoneX também destacou as dificuldades para o plantio devido ao clima seco.