Os preços do petróleo encerraram o dia com um aumento de 3% nesta segunda-feira, impulsionados pelos cortes na produção da Líbia, o que gerou preocupações com a oferta devido ao aumento dos conflitos no Oriente Médio. Os futuros do petróleo Brent fecharam com um acréscimo de 2,41 dólares, ou 3,05%, atingindo 81,43 dólares o barril, enquanto os futuros do petróleo dos Estados Unidos tiveram um aumento de 2,59 dólares, ou 3,5%, chegando a 77,42 dólares o barril. Ambos os contratos de referência já haviam registrado ganhos de mais de 2% na sexta-feira.
Os cortes na produção de petróleo foram anunciados pelo governo do leste da Líbia, que fechou todos os campos de petróleo, interrompendo a produção e as exportações. A National Oil Corp, responsável pelos recursos de petróleo do país, ainda não confirmou a informação, mas subsidiárias como a Waha Oil Company e a Sirte Oil Company indicaram planos de redução gradual ou parcial na produção.
Com a produção de petróleo da Líbia sujeita a uma possível paralisação completa, somada às tensões no Oriente Médio e aos estoques limitados de petróleo em Cushing, Oklahoma, houve justificativa para compras de curto prazo por parte de investidores, de acordo com Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociação da BOK Financial.