O Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu uma parceria com 20 organizações da sociedade civil com o objetivo de capacitar 15 mil jovens trabalhadores em todo o Brasil. Essa ação faz parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) e conta com um investimento de R$ 24 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Nesta etapa do programa, a ênfase está em atender jovens, mulheres, negros, ex-detentos, comunidades tradicionais e trabalhadores em situação de vulnerabilidade social. Os cursos oferecidos pelas organizações parceiras abrangem diversas áreas, como administração, elétrica, alimentação, estética, artesanato e economia verde, com carga horária de 100 horas e 750 vagas por organização.
O propósito é proporcionar oportunidades de capacitação profissional para grupos que enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho, com o intuito de melhorar sua posição e renda, seja através de atividades autônomas ou empregos formais. Nas fases anteriores, o programa estabeleceu parcerias com universidades, institutos federais de educação tecnológica e outros estados que já possuíam programas de qualificação profissional.
Essa iniciativa busca promover um impacto positivo nas comunidades onde as organizações atuam, beneficiando os jovens trabalhadores envolvidos.