02/04/2025 16:59 – Esportes
Projeto Pedalando para o Futuro entrega certificados de habilitação para alunos da rede municipal
Nesta sexta-feira, 4 de abril, cerca de 40 crianças receberão suas “CNHs de ciclista” e participarão de uma atividade prática para demonstrar o que aprenderam ao longo do curso
Foto: Divulgação
O Projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro tem como objetivo ensinar o uso seguro e consciente da bicicleta, promovendo a educação no trânsito e a cidadania por meio de aulas teóricas e práticas. Nesta sexta-feira, 4 de abril, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgílio Salata receberão seus certificados de habilitação e participarão de uma demonstração prática do conhecimento adquirido durante uma semana de atividades.
Somente neste ano, 247 crianças da rede municipal já foram certificadas pelo projeto. A iniciativa conta com a participação de um professor da Associação Terra de Ciclismo, além de um monitor, assistente social e mecânico, que orientam os alunos sobre a utilização adequada da bicicleta, a importância dos equipamentos de segurança e as regras de sinalização no trânsito. Todo o material necessário é fornecido pelo projeto, incluindo bicicletas, capacetes, placas de sinalização e uma pista exclusiva para as aulas. Além disso, cada criança recebe uma cartilha educativa, uma camiseta e lanches durante as atividades.
“Geralmente, colocamos até 10 bicicletas na pista. Enquanto aguardam sua vez, as crianças assumem outros papéis no trânsito, como pedestres e agentes. Dessa forma, todos participam ativamente e assimilam os conceitos de maneira dinâmica”, explica Danilo Terra, idealizador do projeto.
Para ele, a iniciativa vai além do aprendizado sobre a bicicleta. “O projeto é essencial para transmitir valores de cidadania e consciência no trânsito. A bicicleta, que para muitas crianças é um brinquedo, também é o primeiro meio de transporte de suas vidas. Com atividades lúdicas, conseguimos ensinar princípios que serão fundamentais no futuro, seja como ciclistas ou motoristas de outros veículos”, destaca.
O Projeto Pedalando para o Futuro está em atividade há 12 anos e é viabilizado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, beneficiando centenas de crianças da rede municipal de ensino.