Cinco indivíduos foram sentenciados pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Franca por fazerem parte de uma organização criminosa dedicada ao furto de veículos na cidade e nos arredores. A condenação foi resultado da Operação GTA, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em 2021, que levou à condenação de treze pessoas, incluindo três policiais militares.
De acordo com informações do Ministério Público, os policiais militares foram direcionados para a Justiça Militar devido ao seu envolvimento no crime enquanto estavam em serviço. Durante as investigações, foi descoberto que o grupo operava de duas maneiras: uma parte dos veículos furtados era vendida a receptadores em outras localidades, enquanto outra parte resultava em pedidos de resgate feitos aos proprietários dos veículos.
Os policiais militares estavam ligados à fase dos pedidos de resgate, atuando como intermediários na comunicação entre as vítimas e os criminosos. Os cinco ladrões condenados e as respectivas penas são:
– André Luis da Silva Jorge: 4 anos e 1 mês de reclusão, além de 19 dias-multa.
– Junior Santos Oliveira: 4 anos e 8 meses de reclusão, além de 15 dias-multa.
– Yan César de Paula Sabino: 3 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão, além de 12 dias-multa.
– Luis Felipe de Oliveira Tasca: 3 anos de reclusão, além de 10 dias-multa.
– Leandro Maciel dos Santos: 3 anos e 6 meses de reclusão, além de 17 dias-multa.