Domingo, Novembro 24, 2024
InícioAgronegócioRabobank prevê aumento de 1,3 milhão de sacas na próxima safra, impulsionando...

Rabobank prevê aumento de 1,3 milhão de sacas na próxima safra, impulsionando o excedente global de café

O Rabobank prevê um pequeno superávit no mercado global de café em 2024/25, mas destaca que diversos fatores manterão os preços elevados até o final desse período. Problemas como atrasos nos embarques, escassez de contêineres e as novas regras de antidesmatamento da União Europeia contribuirão para essa situação. Os preços do café robusta atingiram o valor mais alto em quase cinco anos, enquanto o café arábica alcançou o pico de 13 anos, devido às más condições climáticas no Brasil, principal produtor de café arábica.

A produção global de café deve chegar a 174 milhões de sacas na temporada 2024/25, resultando em um excedente de 1,3 milhão de sacas, principalmente devido ao café arábica. No entanto, o Rabobank prevê que esse excedente não terá impacto nos preços este ano.

O banco também alertou para a influência do regulamento de desmatamento da UE, o congestionamento nos portos, a escassez de contêineres e a crise no Mar Vermelho, mantendo uma perspectiva neutra para o restante de 2024. A UE está buscando restringir a importação de commodities relacionadas ao desmatamento e está absorvendo milhões de sacas extras de café para cumprir o prazo de implementação da regulamentação no final de dezembro de 2024.

Por fim, o Rabobank destacou a situação delicada da próxima safra brasileira devido às chuvas abaixo da média desde abril, alertando que as árvores precisam de chuvas consistentes para garantir uma boa produção futura.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias