Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioMundoRapper iraniano condenado à morte por protestos é libertado, triunfando pela liberdade...

Rapper iraniano condenado à morte por protestos é libertado, triunfando pela liberdade de expressão

Rapper iraniano Toomaj Salehi é libertado após dois anos sob custódia policial

O rapper iraniano Toomaj Salehi, que havia sido condenado à morte por apoiar os protestos antigovernamentais após a morte de Mahsa Amini, foi libertado no domingo (1º) após passar dois anos sob custódia policial. Salehi foi detido em outubro de 2022 e posteriormente cumpriu uma pena de um ano por propaganda contra o Estado.

Inicialmente condenado a seis anos e três meses de prisão em julho de 2023, a sentença foi reduzida após o Supremo Tribunal anular a pena de morte inicialmente imposta. Em novembro do mesmo ano, ele foi libertado sob fiança, mas logo foi preso novamente sob a acusação de compartilhar “alegações falsas” em um vídeo onde afirmava ter sido torturado pelas forças de segurança iranianas.

Em abril de 2024, Toomaj foi mais uma vez condenado à morte, desta vez acusado de “corrupção na terra”, uma das acusações mais graves no Irã. No entanto, a sentença foi novamente anulada pelo Supremo Tribunal, possibilitando sua libertação.

Salehi utilizou sua música e redes sociais para apoiar os protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini, que resultaram em confrontos em massa entre manifestantes e forças de segurança. Os protestos resultaram em centenas de mortes e milhares de detenções. Apesar da repressão, as manifestações deixaram um legado de resistência que continua a inspirar movimentos dentro e fora do Irã. (Fonte: Notícias ao Minuto)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias