31/03/2025 15:28 – Educação
Rede Municipal conclui Avaliação de Fluência Leitora e supera meta de participação
91% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram avaliados, ultrapassando o objetivo inicial de 90%
Foto: Divulgação
A Avaliação de Fluência Leitora foi concluída com sucesso na Rede Municipal de Ribeirão Preto. Realizada entre 17 e 28 de março, a iniciativa analisou a capacidade de leitura de quase 2.500 alunos do 2º ano em 31 escolas. A meta era avaliar 90% dos estudantes, mas o objetivo foi superado, alcançando 91% de participação.
Mesmo com a prorrogação do prazo estadual para 2 de abril, a Secretaria Municipal da Educação finalizou o processo antes do previsto, graças ao empenho dos professores, que aplicaram as avaliações individualmente. O registro das leituras foi feito por meio de dispositivos móveis e um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
“A Avaliação de Fluência Leitora nos permite entender, com precisão, o nível de desenvolvimento de cada aluno no processo de alfabetização”, explica Ivo De Camargo Junior, chefe da seção de Avaliação e Aprendizagem da Secretaria da Educação. Os dados coletados servirão para embasar estratégias educacionais personalizadas, garantindo que cada criança receba o suporte adequado para evoluir como leitora.
A fluência é medida com base em três critérios estabelecidos pelo CAEd: velocidade – leitura de 45 a 60 palavras corretas por minuto, precisão – mínimo de 97% de acertos na leitura de palavras reais e vocabulário – capacidade de identificar e compreender novas palavras.