O índice de Utilização das Refinarias (Fut) da Petrobras atingiu 96,8% em setembro, sendo o melhor resultado mensal de 2024 até o momento. Durante o terceiro trimestre, o índice alcançou 95,2%. O Fut representa a relação entre o volume de petróleo processado e a carga de referência das refinarias, levando em consideração os limites de projeto e os requisitos de segurança e qualidade dos derivados.
No mesmo período, a Petrobras obteve recordes significativos, como o processamento de óleos do pré-sal nas unidades de destilação, a produção de gasolina e a participação do pré-sal na produção total. Além disso, a produção de asfalto da estatal cresceu, com destaques nas refinarias Duque de Caxias (Reduc, RJ) e Presidente Getúlio Vargas (Repar, PR).
De acordo com o diretor de Processos Industriais da Petrobras, William França da Silva, tais resultados são frutos dos investimentos em modernização, confiabilidade dos ativos, otimização de processos e tecnologias inovadoras. Ele ressaltou o compromisso da companhia com a eficiência e rentabilidade das operações, destacando o trabalho integrado de toda a empresa.
(Fonte: Notícias ao Minuto)