Ministro Haddad assegura que relação Brasil-EUA não está ameaçada por vitória de Trump
Em declaração feita hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que uma possível vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos não afetaria a parceria entre Brasil e EUA. Haddad ressaltou que ambos os países estão em vias de anunciar uma aproximação no que diz respeito à transformação ecológica e transição energética.
Durante uma entrevista no Rio de Janeiro, Haddad expressou sua esperança de que a relação entre Brasil e EUA seja vista como uma troca entre Estados, e não apenas entre governos. Ele destacou que a parceria em discussão com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, não seria prejudicada por uma eventual mudança na presidência dos EUA.
Haddad também enfatizou a importância da cooperação técnica entre os principais países na produção de energia limpa, com o objetivo de acelerar a transição energética. Além disso, o ministro defendeu parcerias com os principais blocos econômicos e a necessidade de regras que promovam uma distribuição equilibrada de oportunidades.
Durante uma reunião bilateral com Yellen, também foi discutida a questão da tributação progressiva, e a secretária demonstrou apoio a medidas que aumentem a contribuição dos mais ricos. No entanto, Haddad esclareceu que esse assunto ainda está sendo tratado pelas equipes técnicas do G20.
Saiba mais em: [Governo Lula espera mudança na narrativa pró-Trump nos EUA após desistência de Biden](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2176779/governo-lula-espera-que-desistencia-de-biden-mude-narrativa-pro-trump-nos-eua)