O senador Confúcio Moura, que é relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, mencionou a possibilidade de o Ministério da Fazenda enviar sugestões de ajuste em projeções fiscais, como da dívida pública, devido à manutenção da taxa de juros em um patamar elevado. A declaração foi feita após uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o projeto da LDO.
Moura afirmou que não discutiu com Haddad e sua equipe modificações na meta fiscal de 2025, ressaltando o compromisso do governo em zerar o déficit no próximo ano.
Ele mencionou que um ajuste nas projeções da dívida pública pode ser necessário devido à permanência da taxa Selic em 10,5% ao ano, conforme decidido pelo Banco Central. O senador explicou que o governo poderá enviar alterações ao projeto de lei com base na rigidez das taxas de juros e nas projeções econômicas disponíveis.
As projeções iniciais enviadas ao Congresso em abril estimavam a taxa Selic e a dívida bruta do governo geral para os próximos anos. O Tesouro Nacional havia previsto o início do processo de estabilização da dívida em relação ao PIB em 2026, com possíveis variações dependendo do resultado primário e da arrecadação.
Fonte: Notícias ao Minuto