O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), relator da regulamentação da reforma tributária na Câmara, reafirmou no domingo, 15, seu compromisso em respeitar a trava de 26,5% para a alíquota do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Após o projeto ter sido aprovado pelo Senado e retornado para nova análise na Câmara, Lopes enfatizou a importância de manter o limite da alíquota padrão no Brasil.
O governo prevê que, de acordo com o texto atual, seria necessário cobrar 27,91%. No entanto, o deputado acredita que os mecanismos da reforma tributária poderiam permitir uma alíquota próxima de 25%, devido à capacidade de arrecadação e à formalização da economia.
Lopes destacou que a alíquota de 25% seria a padrão, aplicada a produtos sem regras especiais, e mencionou que os deputados estão revisando as mudanças feitas pelo Senado na regulamentação tributária.
Um grupo de trabalho está programado para se reunir com representantes do governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o objetivo de acelerar as negociações e votar a proposta novamente o mais breve possível.
Fonte: Notícias ao Minuto