De acordo com o Relatório Global de Monitoramento da Educação da Unesco, um em cada quatro países no mundo já implementou leis que proíbem o uso de celulares nas escolas. O estudo ressalta que a presença desses dispositivos em sala de aula pode prejudicar a concentração dos estudantes, afetando seu desempenho acadêmico, e também tornar mais desafiadora a administração das turmas por parte dos professores. Na Espanha, Grécia, Finlândia, Holanda, Suíça e México, por exemplo, já foi adotada essa proibição.
No Brasil, o governo está desenvolvendo um conjunto de medidas para lidar com a questão do excesso de telas na infância e adolescência, incluindo a proibição do uso de celulares por estudantes dentro das escolas. Alguns estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Roraima, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins, Paraná e São Paulo, já estabeleceram normas para restringir o uso de celulares, seja proibindo seu uso integralmente ou limitando-o a atividades pedagógicas.
Apesar disso, estados como São Paulo e Paraná estão promovendo a utilização de tecnologias digitais nas escolas, como redações online e exercícios em aplicativos. No entanto, a Unesco adverte que não existem evidências suficientes que comprovem os benefícios do uso da tecnologia digital na educação e que investimentos nessa área podem desviar recursos de outras ações mais eficazes para a melhoria do ensino.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/2203248/ao-menos-um-quarto-dos-paises-do-mundo-proibe-uso-de-celular-em-sala-de-aula)