A concessão da Parceria Público-Privada (PPP) para o novo sistema de iluminação pública em Ribeirão Preto, homologada em agosto de 2023, está em andamento, com previsão para o início dos serviços de modernização em fevereiro, conforme o Consórcio Conecta Ribeirão Preto. A empresa vencedora do leilão realizado pela B3 foi a responsável, com um lance de R$ 1.837.565,47, e planeja investir R$ 100 milhões ao longo dos 13 anos de concessão.
Em agosto de 2024, o consórcio deu início à manutenção da iluminação pública, começando pela substituição das luminárias da avenida Eduardo Andréia Matarazzo por instalações de LED. Está prevista a substituição de 83 mil pontos de iluminação em toda a cidade. Antes do início da fase de modernização, etapas preliminares estão sendo realizadas de acordo com o contrato estabelecido.
Com um prazo de 18 meses para conclusão do serviço, o consórcio está passando por uma fase estratégica e burocrática, sendo supervisionado de perto pela Prefeitura de Ribeirão Preto, que solicitou um novo cronograma de trabalho e intensificará a fiscalização dos serviços. Houve a identificação de 2.323 pontos sem iluminação na cidade, sendo que 2.008 deles têm atendimentos atrasados, o que levou à definição de um novo cronograma de ações.
Alguns moradores mencionaram a continuidade das trocas de lâmpadas incandescentes em vez da instalação de LED. O Consórcio explicou que está respeitando o padrão estrutural da tecnologia atual e está providenciando as necessidades estruturais de iluminação em cada região da cidade.