A renovação e modernização da avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto, que teve início no segundo semestre de 2023, enfrentou atrasos na conclusão dos trabalhos, ocasionando transtornos para os comerciantes, moradores, pedestres e motoristas locais. Em resposta a essa situação, a Prefeitura rescindiu o contrato com a empresa Metropolitana em dezembro do ano passado.
Atualmente, a administração municipal informou que as obras estão avançando rapidamente, com a nova empresa contratada realizando diversas atividades, como a instalação de redes de esgoto, remoção de paralelepípedos, reforço da base, implantação de um sistema de drenagem, substituição de redes de água, melhorias nos passeios do canteiro central e implementação de acessibilidade.
Alguns trechos da avenida já foram reabertos para o tráfego, como a parte que vai da rua Tibiriçá até a rua Garibaldi, a rua São José entre a rua General Osório e a avenida Francisco Junqueira, e a rua Marcondes Salgado entre a rua Mariana Junqueira e a avenida Francisco Junqueira.