Domingo, Novembro 24, 2024
InícioSaudeRio de Janeiro registra preocupante aumento de sarampo com mais de 1.200...

Rio de Janeiro registra preocupante aumento de sarampo com mais de 1.200 casos em 2022

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro relatou que foram registrados 119 casos de mpox em 2024, com sete deles ocorrendo em agosto. Desde 2022, o total de casos confirmados chegou a 1.266, sem óbitos registrados. Em 2023, foram contabilizados 142 casos, enquanto no ano anterior foram notificados 1.005 casos.

A mpox é causada pelo vírus monkeypox e pode se espalhar entre pessoas, bem como do ambiente para pessoas por meio de objetos e superfícies tocados por pacientes infectados. Em regiões onde o vírus está presente em animais selvagens, a doença pode ser transmitida para humanos que mantêm contato com esses animais.

Os sintomas da mpox incluem erupções cutâneas semelhantes a bolhas ou feridas, febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados. As lesões podem afetar várias partes do corpo, como rosto, mãos, pés, virilha, regiões genitais, entre outras. Algumas pessoas podem desenvolver complicações graves que exigem cuidados médicos.

A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato próximo, como fala, respiração, toque, sexo, entre outros. Durante o surto global de 2022/2023, a infecção se espalhou principalmente por contato sexual.

Fonte: Agência Brasil

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias