No dia 10 de dezembro de 2024, a Saerp, Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, deu início aos estudos para captação, tratamento e distribuição da água do rio Pardo. A ordem de serviço foi assinada nesse dia, com a presença do prefeito Duarte Nogueira, do secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira Jr., e de representantes da Caixa Econômica Federal e do Consórcio GEASA Nippon Koei Lac Techne.
A Saerp está investindo cerca de R$ 2,6 milhões nesses estudos, com financiamento da Caixa Econômica Federal por meio do Programa Saneamento para Todos do Governo Federal. As etapas dos estudos incluirão análises preliminares, projeto básico, estruturação econômica e financeira, e estudo ambiental.
O projeto Rio Pardo é de suma importância para a comunidade e o meio ambiente, com o objetivo de assegurar a disponibilidade de água a longo prazo, reduzir perdas e vazamentos, e promover o uso responsável da água. Essa iniciativa busca atender à demanda de água em Ribeirão Preto, que atualmente consome acima da média nacional, visando preservar o recurso hídrico e garantir o abastecimento futuro da cidade.
Após a conclusão dos estudos, prevista para 2030, os gestores terão informações essenciais para um planejamento adequado do sistema de abastecimento de água, permitindo a operação de captação, tratamento e distribuição da água do rio Pardo. Mais detalhes podem ser encontrados na [fonte](https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/saerp-iniciara-os-estudos-para-captacao-tratamento-e-distribuicao-da-agua-do-rio-pardo).