Santander Brasil se destaca como um dos principais geradores de resultados globais do grupo
No terceiro trimestre deste ano, o Santander Brasil se destacou como um dos maiores geradores de resultados do Grupo Santander em todo o mundo. Registrando um lucro de 630 milhões de euros, o banco ficou atrás apenas do Santander Espanha, que obteve um lucro de 1,081 bilhão de euros no mesmo período. Tanto no Brasil quanto na Espanha, houve um aumento nas receitas em comparação ao ano anterior, com um crescimento mais acelerado do que as provisões contra inadimplência e despesas.
O forte desempenho da margem financeira líquida do banco brasileiro teve um impacto significativo nos resultados consolidados do Grupo. O Santander ressaltou o crescimento da margem na divisão de Consumo, especialmente na Europa e no Brasil, impulsionado por maiores volumes e taxas de juros mais baixas.
De acordo com o informe de resultados, a economia brasileira continua a demonstrar dinamismo, com um crescimento em torno de 3% e uma taxa de desemprego abaixo de 7%. No entanto, a inflação acelerou em setembro, e as expectativas para o índice no médio prazo permanecem acima do centro da meta estabelecida.
O Santander Brasil é a maior operação do Grupo no mundo, tendo registrado a maior receita nos primeiros nove meses deste ano. Apesar de uma redução de 1.807 funcionários em relação ao ano anterior, o banco encerrou o terceiro trimestre com 55.915 colaboradores, um contingente superior ao de toda a equipe na América do Norte.
Embora tradicionalmente seja a maior geradora de resultados do conglomerado, nos últimos dois anos o Santander Brasil perdeu essa posição devido ao aumento da inadimplência e dos juros. Ao contrário do que ocorre na Espanha, a margem do banco brasileiro tende a diminuir com o aumento dos juros básicos do país.
Fonte: Notícias ao Minuto