A retomada dos voos comerciais em Franca e a revitalização do aeroporto
Após um longo período de 11 anos sem voos comerciais, o aeroporto “Tenente Lund Presotto” em Franca voltou a operar em outubro de 2019. Contudo, devido à pandemia da covid-19 em março de 2020, os serviços foram interrompidos. O aeroporto foi leiloado em 15 de julho de 2019, como parte do programa de privatizações do Governo do Estado de São Paulo.
Em janeiro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a suspensão do terminal devido à falta dos requisitos mínimos exigidos, enquanto o aeroporto estava sob a administração do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). A concessão para a Rede Voa, atual responsável pelo aeroporto, foi oficializada em 5 de fevereiro de 2022. Desde então, a Voa investiu mais de R$ 1,5 milhão na recuperação do terminal de passageiros, implementação de apoio à navegação aérea, correção da pista de pouso e instalação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), responsável por guiar os pilotos.
Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2874059/franca-e-regiao/2024/12/franca-araraquara-e-barretos-regiao-volta-a-rota-de-voos-em-sp)