Um passageiro suspeito de ter varíola desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no último domingo (25), e o Ministério da Saúde foi alertado sobre o caso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs) também notificou a ocorrência.
O indivíduo foi atendido no posto médico do aeroporto e posteriormente encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Guarulhos para a realização de exames. Atualmente, ele está em isolamento em um hotel na região aguardando os resultados, que devem sair na segunda-feira (26).
Medidas de desinfecção e monitoramento foram adotadas pelas autoridades de vigilância do aeroporto na área em que o paciente esteve. Não há informações sobre a origem da viagem do indivíduo para áreas afetadas pela cepa 1b, que motivou um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana.
O Ministério da Saúde, em conjunto com o Cievs de São Paulo, Anvisa, Ministério de Portos e Aeroportos, Polícia Federal e Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está acompanhando o caso. Mais informações podem ser obtidas na fonte original da notícia na Agência Brasil.