No dia 03/01/2025, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto tomou medidas em resposta a uma suspeita de febre amarela na cidade, após a descoberta de quatro macacos da espécie bugio mortos no campus da USP em dezembro. A secretaria está aguardando os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.
Em menos de um dia, foram disponibilizadas 20 mil doses da vacina contra a febre amarela, somando-se às 3.100 doses já em estoque. A imunização teve início na manhã seguinte para pessoas que residem ou trabalham no campus da USP e que nunca foram vacinadas.
Foi identificado que 4 mil crianças não completaram o esquema vacinal da febre amarela, que requer duas doses aos 9 meses e 4 anos de idade. A equipe está em contato com as famílias dessas crianças para garantir a vacinação, ressaltando que não é necessário formar filas nos postos de saúde. Uma única dose após a idade estabelecida protege contra a doença.
Embora não tenham sido registrados casos de febre amarela em humanos em Ribeirão Preto, é importante destacar que o vírus é transmitido por mosquitos silvestres em áreas de mata e pelo Aedes aegypti em áreas urbanas. O último caso de febre amarela urbana no Brasil ocorreu em 1942, sendo todos os casos confirmados desde então do ciclo silvestre de transmissão.
Fonte: [Prefeitura de Ribeirão Preto](https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/secretaria-da-saude-implementa-medidas-diante-de-suspeita-de-febre-amarela-no-municipio)